Diagnóstico de clima e cultura

Investir em melhorar a cultura e o clima organizacional é de extrema importância para as empresas que desejam contar com pessoas mais motivadas e produtivas.

Esses dois aspectos, que não são sinônimos, mas se complementam, estão relacionados respectivamente às características de uma organização, como seus valores e crenças, e à percepção de funcionários e funcionárias sobre o ambiente de trabalho, que pode ser positiva e negativa, conforme explicaremos a seguir.

Cultura Organizacional

O que é e qual a sua importância?

A cultura organizacional, refere-se aos valores e regras éticas que devem nortear o comportamento das pessoas em uma empresa, pois trata do conjunto de normas e comportamentos que regem uma organização e integram o planejamento estratégico.

Em algumas empresas, os hábitos praticados e repetidos pelos colaboradores se constituem na sua cultura organizacional, ou seja, um padrão a ser seguido, logo, quem foge dele, fatalmente, não se enquadrará.

Quando um colaborador chega à empresa, a identidade da organização deve ser transmitida a ele para que consiga se adaptar às normas, valores e comportamentos e garantir que todos sigam na mesma direção.

Pilares da cultura organizacional

A cultura organizacional cria condições para que a empresa possa alcançar seus objetivos de negócio e se manter competitiva, além de proporcionar projeção futura. Eis alguns exemplos de pilares de uma prática sólida:

Cultura inovadora

Ser criativo significa achar relação entre conceitos que são ou estão aparentemente desconectados. Estimular a cultura inovadora em uma organização permite aos seus colaboradores “pensar fora da caixa” para alcançar soluções a velhos problemas.

Trabalho em equipe

Formação de equipes multidisciplinares, com históricos profissionais diferentes e que se especializaram em áreas distintas, com características, comportamentos, habilidades e pontos de vista diversos, tornando-se uma experiência enriquecedora para as empresas.

Comunicação assertiva

É uma das principais habilidades de um profissional qualificado. Ela tem a ver com a inteligência emocional do gestor e, quando bem executada, é um ponto importante para criar uma cultura organizacional baseada na transparência e no diálogo.

Clima Organizacional

O que é e qual a sua importância?

O clima Organizacional é traduzido através das percepção dos profissionais do momento atual de uma empresa. É a forma como as pessoas sentem o ambiente no qual estão inseridas.

O clima gera uma série de sensações positivas e negativas nas pessoas que podem resultar em motivação ou a falta de motivação dos colaboradores de uma empresa. O clima impacta toda a jornada do cliente dentro de uma empresa, se seus colaboradores não estiverem satisfeitos com a empresa.

O clima é construído com base nas relações diárias entre pessoas. Se há uma excelente comunicação, processos organizados, espirito de equipe, senso de pertencimento do colaborador a cultura e uma liderança participativa, é certo que a atmosfera seja positiva.

Já é comprovado, pessoas felizes produzem mais e melhor, pessoas infelizes custam 300% a mais de que seu salario base. (Fonte: Gallup)

Indicadores positivos

Há muitos indicadores que podem ser considerados e pequenas coisas que conseguem dizer muito sobre o clima, por isso, é crucial que o gestor se mantenha sempre atento. A produtividade talvez seja o principal indicador em uma empresa e este fator está diretamente ligado à qualidade no ambiente de trabalho.

Outras consequências de um bom clima organizacional:

Indicadores negativos

Em contrapartida, indicadores também podem alertar quando o clima organizacional está negativo. Trata-se de fatores que atingem o colaborador em cheio, tornando-o desestimulado e baixando sua produtividade. Entre os indicadores negativos de clima organizacional está o nível de absenteísmo.

Alguns exemplos a serem observados:

Melhore o clima e a cultura organizacional da sua empresa

Conheça o que os colaboradores sentem e pensam sobre a sua empresa, investigamos em profundidade os fatores que refletem no desempenho das pessoas e acabam afetando a produtividade e a lucratividade da organização.