Gestão de desempenho e resultados

A gestão de desempenho é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas para promover o talento entre seus colaboradores. O objetivo é melhorar os resultados da equipe, motivar os funcionários e aprimorar seu conjunto de competências.

A importância dessa ferramenta reside na possibilidade de identificar e reter esse talento, ao mesmo tempo que se melhora a comunicação no interior da organização e o desenvolvimento dos colaboradores, permitindo-lhes uma formação constante e estabelecendo metas e objetivos.

Gestão de desempenho e resultados

O que é e qual o seu objetivo?

Esse modo de gestão visa a melhoria da performance pela aprendizagem, sempre com o objetivo de alcançar a estratégia de negócios global da companhia.

Por isso, a Gestão de Desempenho integra uma multiplicidade de elementos que contribuem paralelamente para a eficácia das equipes nas empresas, como Avaliações de Desempenho e Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs).

Então, esse é um processo sistemático que pode ser usado para conseguir que os membros de uma equipe alcancem suas metas, melhorem sua eficiência e obtenham melhores resultados ao mesmo tempo que a empresa alcança seus objetivos, incluindo o crescimento

Benefícios reais de uma boa gestão de desempenho

Gerenciar o desempenho dos funcionários e dos processos facilita a entrega de metas estratégicas e operacionais. Tudo dentro do prazo e de forma eficaz. Dessa forma, a gestão de desempenho proporciona a você os seguintes benefícios:

Ganho financeiro direto

● Redução de custos na organização
● Cumprimento de prazos do projeto;
● Alinhamento da organização às metas globais;
● Diminuição o tempo necessário para criar mudanças estratégicas ou operacionais;
● Aumento da venda de serviços e produtos.

Força de trabalho motivada

● Otimização dos planos de incentivos para metas específicas focadas em evolução;
● Engajamento dos funcionários;
● Aumento da transparência e da justiça na avaliação;
● Aumento da confiança no processo de pagamento de recompensas e bonificações.

Controle de gestão aprimorado

● Flexibilização e integração do programa às necessidades de gerenciamento;
● Melhoria da relação funcionário-gestor;
● Cumprimento de requisitos legislativos;
● Simplificação da comunicação do planejamento das metas estratégicas;
● Documentação eficiente, completa e atualizada dos dados da equipe e da empresa.

Como implementar a Gestão de Desempenho?

Para colocar a Gestão de Desempenho em prática, é preciso conhecer muito bem a organização, o modelo de negócio, estratégias, objetivos, metas, missão, visão e valores e ter devidamente desenvolvida a competência de planejamento.

Fazem parte desses ciclos as seguintes etapas ou fases:

Gerencie o desempenho dos funcionários e dos processos da sua empresa

Empresas que ainda não deram o primeiro passo rumo à digitalização dos processos de gestão de desempenho estão ficando para trás! Portanto, é fundamental que façam um levantamento das características de seus programas atuais e considerem seriamente a questão.